Este é o primeiro post de uma sequência completa sobre Macapá! Irei mostrar um pouco de tudo da cidade de Macapá, dentre os tópicos abordarei história, cultura e religiosidade desta capital tão linda. Começaremos hoje pelo primeiro ponto turístico de Macapá: A Fortaleza do São /josé:
Fortaleza de São José localiza-se em uma faixa territorial à margem esquerda do rio Amazonas.
A Fortaleza é, para os amapaenses, uma das maiores referências, por representar um marco cultural, arquitetônico e histórico. Foi erguida entre 1764 e 1782 pelas mãos de negros e índios, escravos da colonização portuguesa. No passado, tinha a função de garantir o domínio lusitano no extremo norte do Brasil. Hoje é um dos principais pontos turísticos de Macapá.
Vista de cima, a Fortaleza se assemelha a uma estrela, pela disposição de seus quatro baluartes, batizados pelo então Governador e Capitão-General Fernando da Costa de Athayde Teive com os nomes de Madre de Deus, São Pedro, Nossa Senhora da Conceição e São José. Na parte de dentro, encontram-se os prédios que abrigavam os antigos armazéns, capela, casa de oficiais e do comandante, casamatas, paiol e hospital, além dos elementos externos componentes do complexo, como revelim, redente, fosso seco e baterias baixas.
Em 22 de março de 1950, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Recentemente reformada pelo Governo do Estado, a Fortaleza ganhou o Museu Joaquim Caetano da Silva e o serviço de visita monitorada por guias.
Endereço: R. Cândido Mendes, s/n° – Centro – Fone (96) 212 5118
Visitação: terça-feira a domingo, das 8 às 18 h.
Veja mais: Hospedagens no Macapá