Olá pessoal! Resolvi fazer um especial para vocês com os top carnavais do Brasil, incluindo os melhores blocos de rua pelo país. Também aproveito e deixo uma lista de lugares para se hospedar!
Eu, como pessoa mineira que sou, não poderia deixar de abrir a lista com um dos melhores carnavais do Brasil e de Minas Gerais: o Muzafolia 2025, que inicia dia 28 de fevereiro e vai até 04 de março, em Muzambinho, pequeno município localizado no sul de Minas Gerais e conta com aproximadamente 22 mil habitantes de acordo com o Censo Demográfico de 2022.
A tradição do Carnaval de Muzambinho está na festividade de rua e também em alguns blocos. Basicamente, a estrutura conta com área coberta com palco, praça de alimentação, segurança em toda a Avenida e banheiros químicos.
Embora a programação detalhada ainda não tenha sido divulgada, é comum que o evento inclua diversas atrações, como DJs, blocos tradicionais, bandas e talentos locais. Por exemplo, em edições anteriores, a programação contou com apresentações da banda Elétrico, DJs como Labanca, Paulo Borges e Gustavo Torres, além de grupos de dança e blocos!
Principais blocos de rua do Carnaval de Muzambinho
Bloco do Cajú:
O bloco conta com maior parte de público de terceira idade para desfilarem na avenida onde desfilam as escolas de samba, os temas variam de acordo com cada ano, geralmente homenagens a personagens da época dos foliões deste bloco.
Bloco As Piranhas:
Bloco originário do Rio de Janeiro, conta com diversos homens fantasiados de mulher e mulheres fantasiadas de homem. O grupo é muito divertido e um dos mais tradicionais de Muzambinho.
Bloco Verme´s e Cia:
Reunindo milhares de foliões há anos , o Bloco Verme´s e Cia possui um astral super baiano. É considerado um dos maiores blocos de Minas Gerais e do Brasil.
Os foliões desfilam atrás do Trio Elétrico que contam com bandas de Axé e Pagode, além disso, você pode comprar um abadá do bloco que contam com direito a 4 dias de festa.
Bloco Só Para Descontrair:
O desfile será no dia 1 de março, na Avenida Américo Luz com concentração em frente ao Canecão. Quem adquirir o abadá tem acesso a vantagens.
Programação 2025
Onde se Hospedar
Se você não quer gastar quase nada e já tem uma galera indo com você, aconselho fechar um pacote de aluguel em uma chácara. Muitos também fazem camping mas já digo para se apressar senão você vai ficar sem!
Na cidade em si, as hospedagens oferecidas são nas repúblicas. Porém se você prefere conforto e privacidade, aqui vão algumas dicas de hospedagem na região para você que quer curtir o carnaval em Muzambinho e garantir que acomodação não será um motivo para estragar seu Carnaval!
Guaxupé fica a aproximadamente 20kms do Carnaval de Muzambinho e oferece boas opções de hospedagem, como o Class Hotel Guaxupé. Localizado na área central de Guaxupé, este Class Hotel fica a 1, 5 km da estação rodoviária da cidade. Oferece piscina ao ar livre, bar, restaurante e recepção 24 horas. Fornece Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Os quartos modernos dispõem de ar-condicionado, TV LCD, telefone e frigobar. Os banheiros privativos incluem chuveiro.
Também em Guaxupé, outra boa opção é o Ibis da cidade, que é 3 estrelas. Possuí bar para você já começar seu esquenta para a folia, e quartos com ar-condicionado, Wi-Fi grátis e banheiro privativo. Você poderá apreciar a vista para a cidade. Neste hotel, todos os quartos estão equipados com mesa de trabalho e TV de tela plana. A equipe da recepção fala inglês e português e pode te ajudar a planejar a sua estadia.
O Hotel Resort Casa Branca fica em Monte Belo, localizado a menos de 18km de Muzambinho. É um hotel 3 estrelas que oferece também algumas opções de lazer como spa, piscina e centro de bem-estar, bar e jardim. A acomodação oferece serviço de quarto e uma recepção 24 horas. Alguns quartos possuem varanda. Cada quarto está equipado com banheiro privativo com chuveiro e produtos de banho de cortesia. O buffet de café da manhã está incluso na diária.
Se você conhece ou é proprietário de alguma hospedagem que gostaria de ver aqui, deixe nos comentários!
Veja também: Carnaval em São Lourenço